terça-feira, 11 de novembro de 2014

LENDA DE S. MARTINHO

Diz a lenda que Martinho, nascido em 316, era um soldado e o seu nome foi-lhe dado em homenagem a Marte, o deus da guerra e protetor dos soldados. Aos quinze anos foi para Pavia (Itália) e, mais tarde, em França, abraçou a vida sacerdotal.
Certo dia de novembro, Martinho regressava da Itália para a sua terra, montado no seu cavalo, e fazia muito, muito frio, vento e mau tempo. Martinho estava agasalhado normalmente para a época e trazia uma capa vermelha de soldado.
Apareceu-lhe, então, um homem muito pobre, vestido com roupas velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola. Mas, Martinho não tinha nada para lhe dar. Sem hesitar, pegou na espada e deu um golpe na sua capa de soldado. Cortou-a ao meio e ofereceu metade ao pobre para que ele se protegesse do frio.
Nesse momento, de repente, a chuva parou, as nuvens e o mau tempo desapareceram e o Sol começou a brilhar. Parecia verão!
Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido tão bom.

É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo outono, o tempo fica melhor e mais quente: é o verão de São Martinho. Em sua homenagem, comemora-se o dia 11 novembro com as primeiras castanhas do ano, acompanhadas de vinho novo. É o magusto, que faz parte das tradições do nosso país.

Fonte:
http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=HBiblioteca&ID=36
http://www.cm-mirandela.pt/index.php?oid=3627&id

Sem comentários:

Enviar um comentário