quinta-feira, 6 de novembro de 2014

BIBLIOTECA ESCOLAR: UM MAPA DE IDEIAS (III)

Algumas turmas do 3ºciclo também discutiram, nas aulas de Educação Cívica e/ou de substituição, o lema do MIBE deste ano, "BE: um mapa de ideias". Depois de uma chuva de ideias à volta da palavra MAPA, os textos surgiram:

"Assim como um mapa, a biblioteca orienta e dá cultura. Ela é uma fonte de informação. Nela procuramos as coordenadas para encontrarmos a direção correta e chegarmos ao destino, vivendo aventuras e descobrindo novos caminhos.
A biblioteca leva-nos a viajar por rios e oceanos, por vales e montanhas, por países e continentes e permite-nos observar o mundo.
Na biblioteca, localizamos as ideais dos outros o que nos dá saber.
7ºB, numa aula de substituição


"A BE é tudo, inclusive um mapa, que nos orienta, ajuda a encontrar o que queremos, nos faz viajar, sonhar e imaginar. Podemos pesquisar e descobrir;  podemo-nos transportar  para o passado,  tomar conhecimento do presente e traçar o futuro. A nossa curiosidade desperta e fervilhamos de ideias ansiando saber mais e mais. Na BE podemos ler em paz e calmamente, viajar sem sair do sítio e chegar a todos os cantos do mundo, pois a BE é um mapa de ideias!!!!!
7ºA, numa aula de Educação Cívica

"A criatividade é uma estrada que temos de percorrer. Se queremos aprender e evoluir, temos de atravessar pontes para encontrarmos os caminhos da cultura.
No mundo da informação, a navegação deve obedecer a coordenadas rígidas para chegarmos ao destino - o saber - sem nos perdermos.
É na biblioteca que encontramos um oceano de ideias; ela ajuda-nos a localizá-las, organiza-nos o pensamento e orienta-nos para chegarmos ao conhecimento."
8ºA, numa aula de Educação Cívica

Sem comentários:

Enviar um comentário