terça-feira, 13 de maio de 2014

25 DE ABRIL COMEMORADO NA ESCOLA


Os alunos do 6ºA da Escola EB 2,3 de Arrifana comemoraram o “ 25 de ABRIL” (a “Revolução dos Cravos” de 1974) desenvolvendo atividades em várias disciplinas (Educação Tecnológica, Educação Visual, Português, História e Geografia de Portugal e Educação Cívica), ao longo do 2º período.
Sob orientação dos professores, os alunos fizeram um cartaz com cerca de 3 metros de comprimento e 2 de largura alusivo ao MFA (Movimento de Forças Armadas); leram dois livros, O tesouro de Manuel António Pina e Do cinzento ao azul celeste, de Ana Oliveira, que abordam aspetos relacionados com a vida em Portugal antes e depois do 25 de Abril e a importância da liberdade.
Além disso, realizaram uma pesquisa sobre as causas que estiveram na origem da revolução e sobre os capitães que comandaram as tropas, que depuseram o governo de Marcello Caetano e instauraram a democracia em Portugal. Aprenderam que o mais importante daqueles capitães foi Salgueiro Maia.
Também foi exibido um filme a preto e branco, com imagens reais da época (guerra colonial) e dos acontecimentos ocorridos no dia 25 de abril de 1974 (por exemplo, as pessoas, nas ruas, a aplaudir os militares).
Em resultado de todas estas atividades, os alunos adquiriram conhecimentos acerca do «25 de abril» e da História de Portugal, e perceberam que, para se realizarem os sonhos, é preciso ter vontade, coragem, persistência, e que «a união faz a força»!!!

Os alunos do 6º A

Sem comentários:

Enviar um comentário