terça-feira, 21 de janeiro de 2014

COMPLETA A PRIMEIRA FASE DO PARLAMENTO DOS JOVENS

O Agrupamento de Escolas de Arrifana, Santa Maria da Feira, participa pela segunda vez no projeto Parlamento dos Jovens 2013/2014, tendo este ano como tema em debate para os alunos do Ensino Básico (2º e 3ºciclos) “Drogas- evitar e enfrentar as dependências”.
Esta iniciativa é promovida pela Assembleia da República e organizada em colaboração com outras entidades, nomeadamente o Ministério da Educação e Ciência. Tem como objetivo promover a educação para a cidadania e incrementar o interesse dos jovens pela participação cívica e pelo debate de temas atuais. É organizada em três fases, sendo a primeira constituída por debates, eleições e uma Sessão Escolar; a segunda fase é composta pela Sessão Distrital e a terceira fase pela Sessão Nacional.
Os alunos formaram cinco listas que levaram a cabo uma série de debates com o objetivo de proporcionarem momentos de troca de ideias, de reflexão e divulgação dos seus projetos de Recomendação. Um dos debates realizou-se com a presença de um deputado da Assembleia da República, Dr. Amadeu Soares Albergaria, que explicou pormenorizadamente o funcionamento da Assembleia da República e respondeu às várias questões colocadas pelos alunos os quais demonstraram algumas preocupações com a situação atual do país.



No dia treze de dezembro, decorreram as eleições para o apuramento dos deputados à sessão escolar, tendo sido eleitos 31 deputados.
No dia 15 de janeiro, decorreu a sessão escolar, realizada com os deputados eleitos, tendo como objetivos debater e aprovar o projeto de recomendação da escola, eleger os deputados à sessão distrital e propor um tema para debater no programa do Parlamento dos Jovens do próximo ano. Nesta sessão, foram eleitos os alunos Daniela Filipa Almeida, 9ºA, e Paulo Almeida, 8ºE.
Assim, ficou concluída a primeira fase do Programa que contou com a participação de alunos do 8º e 9º anos de escolaridade, das duas escolas básicas de Arrifana e Milheirós de Poiares.
É de salientar o empenho e grande profissionalismo dos professores e alunos que aceitaram participar no Parlamento dos Jovens.






Sem comentários:

Enviar um comentário