quinta-feira, 7 de novembro de 2013

BIBLIOTECAS ESCOLARES - TEXTO DE OPINIÃO

Como aluna, e também como cidadã, sou da opinião que as bibliotecas escolares são muito importantes na aprendizagem dos alunos. São um local de estudo para muitos estudantes e fornecem-lhes muitos materiais que permitem o seu enriquecimento.
As bibliotecas escolares permitem aos alunos interessados na leitura requisitar livros de diversos temas, por pequenos períodos de tempo, sem qualquer pagamento.
Os livros são uma fonte de conhecimento e sabedoria, concedem aos leitores um melhoramento da capacidade expressiva, introdução de um vocabulário mais rico na sua linguagem, obtenção de novos conhecimentos a nível cultural, histórico, moral...
Por outro lado, há também a possibilidade dos estudantes adquirirem materiais como mapas, arquivos históricos, enciclopédias...que facilitam o estudo e a organização dos trabalhos.
Além disso, as bibliotecas realizam diversas atividades que cativam os alunos, os pais e os próprios professores.
Atividades como recitais, concursos de leitura, saraus culturais, escrita de contos e poemas, tertúlias, encontro com autores nas escolas... são exemplos de formas criativas de convívio entre alunos e professores, de desenvolvimento da expressão oral e de melhorar a comunicação.
Os breves exemplos que apontei revelam a importância das bibliotecas escolares para a aprendizagem dos alunos.

Bárbara Alice Pereira Santos, 9ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário